terça-feira, 22 de maio de 2012

Doces - Criando Regras


Oi gente!!

Hoje fui uma menina feia! Me stressei no trabalho e fui directa na máquina de vending tirar um pacote de chocolates maltesers. Grrrrrr. Não satisfeita, quando terminei o pacote fui comprar mais outro! Então foram 378kcal (2 x 189kcal) consumidas estupidamente! Grrrr
Claro que já tou compensando na restante alimentação do meu dia pois este ainda não terminou então posso compensar as calorias ingeridas comendo menos nas outras refeições.

Essa escorregadela fez surgir uma ideia na minha cabeça… A verdade é que estou numa fase de manutenção então minha alimentação não é tao restritiva assim, em termos de calorias. Isso faz com que eu me permita um docinho de vez quando. O problema é quando o de vez em quando se torna muitas vezes e chega uma hora que já perdi a noção de quantas vezes me permiti um doce.
Decidi então criar as minhas regras para o consumo de doces.
Para isso criei 4 grupos. Cada um desses grupos é constituído por diversos doces que poderei consumir de acordo com a frequência do grupo a que pertencem. Confusas??? Vai um exemplo…
O Grupo I é o grupo de alimentos que podem ser ingeridos 1 vez por semana. Nesse grupo inclui os seguintes alimentos Bombom (unidade), Cereais açucarados (meia taça), Chocolates (até 200 cal), Barra de cereais
,Bolachas (pacote individual de 5/6 unidades), Sorvete (unidade ou 2 bolas). Isso significa que eu posso comer esses doces todos uma vez por semana?? NEMMM PENSAAARR GENTE!!! Rsrsrs. Significa que 1 vez por semana eu posso escolher UM dos alimentos do Grupo I, por exemplo, 1 vez por semana posso comer 1 Bombom. Entenderam??

Segue em baixo a lista provisória (ainda estou trabalhando nela)…
Regras:

Grupo I (1 vez por semana):
Bombom (unidade)
Cereais açucarados (meia taça)
Chocolates (até 200 cal)
Barra de cereais
Bolachas (pacote individual de 5/6 unidades)
Sorvete (unidade ou 2 bolas)

Grupo II (2 vezes por mês):
Bolos individuais (tipo muffin)
Chocolates (mais de 200 cal)
Pipocas
Fatia de bolo
Crepe/Waffle/Bolacha americana

Grupo III (1 vez por mês):
Sobremesa de restaurante
Brunch completo
Piquenique
Outras sobremesas (mousses, cremes, etc.)

Grupo IIII (1 vez a cada 3 meses)
Á vontade (casamento, aniversário, festividade)


Vou esperar vossas dicas/opiniões para eu melhorar essa lista, nomeadamente:
·         Acham que estou sendo folgada demais?
·         Há algum alimento que vocês acham que está no grupo errado?

Me ajudem a terminar essa lista, sim? ;) Conto com as opiniões de vocês!

Beijooosss=)

8 comentários:

  1. Eita.. parabéns... mas cuidado com os exessos.. rsrs

    ResponderExcluir
  2. eu acho que comer um doce de vez em quando nao é tao ruim assim.. ainda mais quando é a gente que prepara! eu faço as vezes bolo de chocolate com coisas integrais.. inventar na cozinha sempre é bom, da pra medir bem o que colocar e assim sabemos que nao estamos ingerindo coisas ruins!
    Mas isso de ficar braba e descontar na comida é normal, de vez em quando tambem dou essas escorregadas x)
    Bjosss

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que para a fase de manutenção esta lista está ótima, só não pode se enganar , comer um da lista 1 junto com outro da lista II que é só 2 x ao mês e por ai vai ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ooii.
    Bom, eu acho que como você está em fase de manutenção pode se dar ao luxo de comer um doce, vez ou outra sim. É só cuidar com a quantidade que o faz, e escolher o que te deixa mais satisfeita.
    Exemplo: Você comeu um bombom, que nem gosta tanto, porque não tinha nada no momento, mas você gosta mais de chocolate "puro", ao leite e essas coisas. Acho que esse tipo não vale a pena, e é mais inteligente trocar pelo chocolate mesmo. Assim você fica mais satisfeita, e não corre o risco de comer mais chocolate, com a desculpa que "aquele não adiantou".
    Pelo menos comigo funciona assim.
    Eu ADOREI a tua lista, e os teus grupos, achei realmente um arraso!
    :)

    Beijinhos e ótima quarta feira!

    ResponderExcluir
  5. Regras ajudam e muito a nossa RA+AF. Qualquer dica nesses seguimentos são valiosas. Bjokas e fica na PAZ!!

    ResponderExcluir
  6. Eu acho ótimo, mas não serve pra mim! kkkk

    eu não sou tão policiada assim, eu me controlo e muito, mas tipo, só esse mês eu já tive 4 aniversários, ou seja, eu comi no mínimo 4 fatias de bolo (comi bem mais que isso). Não consigo!

    Mas boa sorte!!!rs

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi linda!!! Achei tua ideia mara! Pra mim não sei se funciona, eu na verdade conto mais ou menos as calorias e escolho um dia da semana para comer um doce preferido, e ai naquele dia controla mais as calorias, para não haver excessos, mas vc como esta em manutenção acho que ta valendo....Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi linda,
    bacana esta listagem, mas pra mim não funciona!!!
    bjs light

    ResponderExcluir